Olá nossos amigos,
Como muitos já sabem, iniciamos no domingo passado, dia 8 de julho, uma grande luta para ajudar Dona Miriam.
Uma senhora com visíveis problemas psicológicos não somente pela forma de conversar um tanto desconexa, mas especialmente pelas condições em que vive, ou melhor dizendo, SOBREvive.
Conhecemos Dona Miriam no sábado, dia 7 de julho, pensando estar indo ao encontro de uma senhora que precisava de ajuda para os seus, aproximadamente, 50 animais, porém, definitivamente, não foi o que encontramos......
Entramos na chacará e começamos a seguí-la para encontrarmos os cães e, ao chegarmos nos fundos encontramos uma casinha e perguntei intrigada: Cadê os cachorros Dona Miriam e ela respondeu "estão aqui dentro"... "os quarenta?" perguntei e ela respondeu sim apenas com a cabeça.
Foi nesse momento que percebi que a situação era um milhão de vezes mais grave do que imaginei... Pedi: "Solta os cachorros então..." e ela "não posso, senão eles fogem... quer entrar?"
Voces não fazem idéia da cena que encontrei... não ouso descrever, pois seria impossível, mas peço que imaginem um cenário de um pequeno quarto com 50 cachorros vivendo há anos, o dia inteiro, sem ter sido limpo há pelo menos boa parte desses anos...
As imagens que apareceram na TV, foram filmadas após a limpeza feita pelas duas "guerreiras" da ONG Fabiana e Viviani e pelos "heróis" Sr. Cassio e Juninho.
Os cachorros em estado deplorável, imundos, machucados, muitos cheios de sarna e doentes, enfim, um lindo ser humano e 50 animais literalmente abandonados... Todos ali são vítimas de maus tratos... animais e a pobre Dona Miriam.
Mesmo com a limpeza, foi necessário chamar as autoridades para que nos ajudassem a ajudá-la e fizemos Boletim de Ocorrência descrevendo a situação encontrada, tendo como testemunhas não somente a Polícia Militar, como a Perícia Técnica, TV Soares, Jornal "O Diário" e Radio Independente, a quem agradecemos de todo coração por todo o apoio que nos deram.
Trocamos a cama e o colchão extremamente sujos por um colchão novo, já que não foi possível retirá-la desse local insalubre no próprio domingo e levamos comida.
O Jornal "O Diário Online" publicou reportagem descrevendo o que lá encontraram e amanha sairá mais uma matéria a respeito, também no Diario.
O Jornal "O Diário Online" publicou reportagem descrevendo o que lá encontraram e amanha sairá mais uma matéria a respeito, também no Diario.
Amanhecemos já em busca de ajuda e iniciamos ligando na (1) Assistência Social da Av. 23, momento em que fui orientada a ir direto no (2) CREIAS (Centro de Referencua Especiliazado de Assistência Social), onde fui orientada a procurar a (3) Secretaria da Saude, onde fui orientada a retornar ao CREIAS ou no CRAS responsável pela Vale do Verde, bairro onde reside Dona Miriam. Descobrimos que é o (4) CRAS 4 e quando ligamos, fomos orientados a ir na (5) Casa dos Conselhos, responsável pelo Idoso, a qual faria a denuncia essa casa é que encaminharia ao CRAS.
Foi uma verdadeira peregrinação que ficaria muito feliz de tê-la feito, não fosse o fato de ter sido tudo em vão, eis que fomos na casa da Dona Miriam há duas horas atrás e absolutamente ninguem a procurou e voces vão me perguntar, "mas ela vai dormir mais um dia lá, com todos os cachorros e nas mesmas condições?" e, infelizmente, a resposta é que sim.
Deixamos comida para ela e nos despedimos. (no domingo foi entregue um saco de ração para alimentar os cachorros).
Acredito que todos se solidarizam com essa situação, por isso peço a ajuda de todos que apelem ao Poder Público que ajude essa senhora abandonada não somente com uma moradia digna, mas também com tratamente médico. Precisamos também de auxilio para alocar esses animais em um abrigo provisório. A ABA está superlotada e não tem condições de receber mais 50 animais de uma só vez.
Amanhã retomamos a essa luta e, acreditamos que se a população se mobilizar, poderemos dar um final feliz para essa história tão lamentável................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário