3 de julho de 2012

A estréia do Amiguinho Barretense!

Não sei se alguns repararam mas...

Existem alguns outdoors espalhados pela cidade! Hoje mesmo eu tive o prazer de passar na frente de dois. E em breve vocês poderão ver nossos panfletos em lojas, sendo distribuídos, etc. Essa é a nossa primeira campanha de conscientização! 

O que nós pretendemos com ela? Que a população esteja ciente de que os maus tratos aos animais são crimes previstos na lei, e que ABANDONO TAMBÉM É CRIME! Se a população entender que é um direito e dever do cidadão (assim como do animal) denunciar os casos de maus tratos, e ver que esses crimes estão sendo punidos (ou no mínimo averiguados pela polícia)...Quem sabe um dia Barretos consegue uma Delegacia especializada nesse tipo de crime? Ou quem sabe os casos de abandono diminuem (e são muuuuitos)? Enfim, existem muitos "quem sabe", mas de um ponto devemos começar. E o Amiguinho decidiu bater forte na tecla dos maus tratos. Todo mundo deve ser um "fiscalizador" de tal situação. 

Hoje também, saiu 2 matérias no Jornal de Barretos (eu acessei a versão eletrônica, mas acredito que elas saíram na versão impressa também).

Abandono de cães foge do controle e ONG fará trabalho de conscientização. 


Há um mês a Organização Não Governamental (ONG) Amiguinho Barretense passou a atuar em Barretos. Seus comandantes afirmam que aplicarão “um novo olhar” sobre a forma de controlar o crescimento da população de rua de cachorros abandonados na cidade. O objetivo não é recolhê-los para um canil. O foco é vacinar, vermífugar e principalmente castrar, para que os animais em situação de rua sejam impedidos de procriarem.
(...) Maria do Carmo Lima, aposentada de 53 anos, moradora do bairro Ide Daher, recebeu aos prantos a reportagem do JBR em sua casa (...) “Aqui no bairro está de mais. Deve ser porque somos um bairro mais distante que as pessoas abandonam tudo aqui”, lamentou ela. “Isso precisa acabar urgente. Já liguei na Prefeitura e em todo lugar que você possa imaginar para pedir ajuda, mas ninguém responde”, salientou.
A reportagem deu uma volta pelo bairro e flagrou vários cachorros perambulando, inclusive uma cadela no cio (que não é a da esquina da rua de dona Maria do Carmo), e vários cães a seguindo.
Vanessa Figueiredo Gonçalves Mônaco, presidente e fundadora da ONG – que foi oficialmente criada no dia 5 de junho – disse que inicia nesta semana, possivelmente hoje, a segunda campanha da entidade. “Vamos colocar sete outdores em pontos estratégicos da cidade, além de distribuir 25 mil panfletos para conscientizar a população sobre maus tratos”, afirmou ela. “Aliás, tem muita gente que pensa que abandonar cachorro na rua não configura mais tratos. Isso não é verdade”, afirmou ela, que é advogada e conta em sua diretoria com pessoas de diversas profissões. 



É, finalmente o pessoal começou a perceber a quantidade de animais de rua que existem por aqui. De verdade, é muito grande. Pode ser que, com o dia a dia, este cenário fique mascarado, porém eu, que me mudei para cá a quase 1 ano, digo: uma das coisas que me chamou a atenção logo que eu cheguei aqui, foi a quantidade de cachorros que eu vi pelas ruas. Sem brincadeira. Fora que é muito comum ver uma cachorra no cio cercada por cachorros. É o que eu sempre digo, ninguém é obrigado a ter um cão, mas se decidir ter um, cuide dele, castre-o, leve-o ao médico, não o deixe na rua, o trate com respeito...



Moradores do Ide Daher denunciam abandono de cães no bairro.


Moradores do bairro Ide Daher, localizado nos fundos do bairro Christiano Carvalho, estão reclamando da ação de munícipes que abandonam cães no local. Segundo os moradores, pelo fato do bairro estar no limite da cidade, muitos munícipes que moram em outros bairros abandonam filhotes nas ruas, causando transtornos para quem mora no local. Ontem, em apenas uma quadra, a reportagem do “JBR” contou cerca de 15 cães soltos pelas ruas.
A recém criada “ONG Amiguinho Barretense”, vai desenvolver uma campanha no sentido de castrar os animais abandonados, evitando o aumento da população canina na cidade

É, realmente, a situação está crítica, algo precisa ser feito...Por isso que nós, do Amiguinho Barretense, vamos fazer tudo que estiver dentro do nosso alcance (e o que estiver fora também).

Um comentário:

Anônimo disse...

Vcs estão de parabens , pela iniciativa , e desejo boa sorte a todos nessa luta de amor ...


Vanessa Tomoda