29 de julho de 2012

Um tipo de maus tratos bem comum

Ok, não é todo mundo que enxerga os seus cachorros como membros da família, e isso não é crime. Quer dizer, passa a ser crime quando o tuto do animal começa a ignorar as suas necessidades básicas.

Os cachorros, quando bem treinados por um profissional, pode se tornar excelentes cães de guarda. Por isto eles se tornam opção de segurança. Cachorro é mais fácil e barato do que contratar, por exemplo, um segurança, para vigiar o seu estabelecimento a noite. Porém, esses "donos" acabam esquecendo que, embora mais simples, os cachorros ainda precisam de cuidados.

Semana passada, a ONG flagrou um caso deste tipo. Um cachorro de porte grande era usado para vigiar uma oficina durante a noite, e durante o dia, sabe o que acontecia com ele? Ele ficava preso em uma coleira muito curta, ele quase não conseguia ficar em pé. Agora me diz, você, dono deste animal, realmente acredita que você esta fornecendo mínimas condições de vida? NÃO.

Se você quer tratar o cachorro como um funcionário, ok, contanto que você providencie para ele um local adequado, com espaço, limpo, com água fresca e comida, para que ele fique durante o dia. Sem negligenciar as necessidades de saúde, como uma visita periódica ao veterinário. 

E nada dessa histórinha de: quero deixar meu cão bravo para tomar conta do lugar. Você é especialista em adestramento de cães? Você possui um currículo extenso de casos de adestramento? Acredito que não, portanto, não tente. Se você utilizar de métodos antiquados, agressivos e abusivos, você só estará criando um animal como você: desequilibrado e louco. E isto só resulta em catástrofe, pessoas podem se ferir, e animais serão condenados, embora a culpa não tenha sido deles.

Portanto, cuide bem do seu animal. Cuidar bem não significa mimá-lo, trata-lo como um filho, gastar rios de dinheiros com jóias e etc. Apenas trate o seu animal com dignidade. 

Aa, e o caso que a ONG esta acompanhando: nós falamos com o dono da oficina que prometeu que tomará providências, como construir um cercadinho para que o cachorro possa ficar em um espaço adequado durante o dia. Estamos fiscalizando, e avisamos que se estas providências não forem tomadas, ele será denunciado por maus tratos.

Esta foto não é do caso em questão, porém é de uma situação semelhante. Realmente, não é possível a pessoa NÃO ENXERGAR QUE TEM ALGO DE ERRADO!

Nenhum comentário: