8 de abril de 2012

Difícil entender

Estou aqui para contar a história da Smigula, a nova integrante da minha família. Há umas 2 semanas minha amiga encontrou uma cachorrinha no meio da rua, e trouxe ela pra casa (eu moro com essa amiga, na verdade somos em 4 amigas). Ela chegou muito magra e com muito medo, o rabinho dela até encostava na barriga, de tão encolhido que estava (aquela clássica expressão "com o rabo entre as pernas"). Inclusive, o nome dela é Smigula por causa do Smigol do filme O Senhor dos Anéis (de tão encolhida que ela andava).  Quando você chegava perto dela ela se abaixava e virava de barriga pra cima. Ela tinha muito medo e fome, mas mesmo assim deixou que no aproximasse dela. Como ela estava magrinha e tinha sido recolhida da rua, levamo-a ao veterinário. Após realizar um hemograma completa, constatou-se que ela estava com a doença do carrapato. Imediatamente começamos o tratamento, porém, durante a semana, ela começou a desenvolver uns sintomas nervosos (perninha tremendo) o que nos levou a cogitar a Cinomose. Como o tratamento é similar, continuamos dando remédio e fazendo com que a Smigula se alimentasse muito bem. Ela engordou, ficou mais alegrinha. Porém, neste feriado, ela desenvolveu um sintoma nos olhinhos, tipo uma inflamação, não me lembro do nome adequado, mas ela ficou com os olhos opacos e azulados, e corre o risco de ficar cega. Começamos a aplicar colírios e um olhinho está bem melhor, voltou quase a sua cor natural, o outro ainda não, porém tenho esperanças.

Mas contei a história da Smigula simplesmente porque eu me questionei: Como as pessoas conseguem deixar filhotinhos abandonados na rua??? Porque se a gente não tivesse encontrado ela, provavelmente ela morreria atropelada, desnutrida ou acabaria cega. Enfim, muitas coisas horríveis poderiam ter acontecido com ela. Como o ser humano é capaz de colocar filhotes em uma caixa de papelão e joga-los em qualquer terreno baldio? COMO? Será que essa pessoa chega a imaginar as coisas ruins que podem acontecer aos filhotes? Se sim, como consegue dormir? Eu já fiquei super mal pela Smigs, devido ao risco que ela corre de ficar cega, isso porque estamos tratando ela de todas as maneiras possíveis. 

Ok, alguns filhotes não são abandonados, eles já nascem nas ruas. Mas se eles nascem na rua é porque alguém um dia abandonou a cachorra que se tornou mãe, e porque outra pessoa não sabe a importância de castrar seu animal, principalmente se é aquele tipo de "dono" que deixa o cachorro na rua o dia todo.

Enfim, não sei como é possível algumas pessoas olharem para a fragilidade de um outro ser (principalmente com pouco tempo de vida) e deixa-los a sua própria sorte. Ou azar.



Essa é a Smigula, esse olhinho está dessa cor porque ele ainda não melhorou. Ontem, quando os 2 olhos estavam desse jeito, dava um aperto no coração de ver aquele serzinho debilitado. Ainda bem que o outro já esta bem melhor.

Carol

Nenhum comentário: